Eleita pela Revista Times como uma das empresas mais sustentáveis
em 2024, Rede D’Or economiza R$ 3,4 milhões com projeto

Em hospitais, a qualidade do ar e o conforto térmico desempenham um papel fundamental na recuperação dos pacientes, na prevenção de infecções e no desempenho das equipes médicas e assistenciais. A climatização adequada é, portanto, essencial em hospitais. No entanto, os sistemas de climatização, como as Centrais de Água Gelada (CAGs), representam até 50% do consumo de energia elétrica do empreendimento.
Objetivos do Projeto
Implantado para otimizar o desempenho das Centrais de Água Gelada, o projeto visa reduzir significativamente o consumo de energia elétrica, aumentar a eficiência operacional e gerar economia financeira. Além disso, proporciona maior disponibilidade da infraestrutura, segurança para os pacientes e impactos positivos na sustentabilidade ambiental.
Metodologia
Para alcançar os objetivos, foi utilizada a solução CAG IA-System da empresa Microblau, um sistema inovador baseado em algoritmos de controle com o uso de Inteligência Artificial (IA) e gestão preditiva da operação. A metodologia consiste em coletar dados sobre a operação dos equipamentos comuns da CAG, como chillers, bombas de água, torres de refrigeração e válvulas, obtendo dados como temperaturas, pressões e vazões. A partir desses dados, foi possível realizar análises estatísticas, utilizando técnicas como regressão linear, modelo de Machine Learning, para prever o comportamento dos equipamentos e identificar anomalias que afetam a eficiência do sistema, antes que se tornem problemas operacionais. Também foi utilizado algoritmo genético, técnica que combina e seleciona possíveis soluções até encontrar a solução mais adequada para o problema, para determinar as melhores combinações de acionamento dos chillers, e obter o melhor custo/benefício para o sistema.
Resultados
Os projetos implantados registraram, no período de janeiro de 2022 a junho de 2023, uma redução de 6,3 MWh (19,7%) na conta de energia elétrica, representando uma economia de R$ 3,4 milhões (17,6%). Essa redução corresponde a 803 toneladas de emissões evitadas de CO2, equivalente ao plantio de 3.440 árvores e ao abastecimento de 3.322 casas, contribuindo para uma operação mais sustentável, e continuamos trazendo mais economias! Portanto, a adoção de soluções tecnológicas e inovadoras é fundamental na busca por eficiência energética em hospitais, essencial para o conforto e segurança dos pacientes, o bom desempenho da equipe médica, redução de desperdícios e a preservação do meio ambiente.
Referências:
- Equivalência em Toneladas de C02 Evitadas – Ref. GHG Protocol
- Equivalência em Árvores para Compensação de C02 – Ref. Organização Iniciativa Verde
- Equivalência em Abastecimento de Residências – Ref. EPE – Empresa de Pesquisa Energética
